O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou Marketing de Permissão, não se trata de um novo serviço. Podemos considerá-lo como uma metodologia para se trabalhar com as ferramentas de Marketing Digital de forma que o interesse das pessoas esteja sempre em primeiro plano. A ideia é entender o interesse e comportamento dos potenciais clientes (buyers personas) e criar conteúdo para satisfaze-los, de forma a estar presente onde eles procuram por informações. Em seguida, com estratégias de conversão, transformar os visitantes em clientes. Depois, com ferramentas de relacionamento, criar vínculos para que esses clientes se transformem em divulgadores da marca.

O conceito foi criado pela empresa americana Hubspot, que criou um software para gerenciamento de campanhas de Inbound Marketing. Segue abaixo sua definição do conceito:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

Hubspot - Inbound Marketing

A Hubspot também oferece muito conteúdo e informações sobre Inbound Marketing, além de oferecer treinamento e certificações, que podem ser obtidos clicando aqui.

Metodologia Inbound Marketing

Estar no lugar certo, na hora certa…

Pode parecer óbvio, mas grande parte das estratégias de Marketing tradicionais fazem exatamente o contrário. Pense em um comercial de televisão, por exemplo. O interesse das pessoas é assistir um programa, e não a uma propaganda. Muitas pessoas ignoram as propagandas e muitas até mudam de canal nesse momento. Não estou dizendo que esse tipo de Marketing não é eficiente, muito pelo contrário. Mas ele não respeita o momento de interesse das pessoas. Quando elas querem algo, elas vão procurar.

O Inbound Marketing também leva em consideração que as pessoas nem sempre estão preparadas para comprar algo. Por exemplo, um blog de um e-commerce oferece informações sobre seus produtos, reviews, e dicas. As pessoas podem chegar até esse conteúdo através do Google ou de redes sociais. Daí, elas se informam e tiram suas dúvidas antes de realizar uma compra. E provavelmente, elas comprarão nesse e-commerce, pois foi ele que ofereceu a solução do problema.

O momento certo é quando uma pessoa está procurando por algo de seu interesse, buscando informações. O local certo é onde ela procura essas informações. E o conteúdo certo é exatamente aquele que traz a solução para o problema.

O processo do Inbound Marketing

Metodologia Inbound Marketing

Sabendo que é importante estar presente nos lugares onde as pessoas procuram por informações na internet, e que muitas delas não estão prontas para realizar uma compra ou contratar um serviço, é possível visualizar um processo, onde as ferramentas de Marketing Digital são utilizadas em etapas, como na imagem acima.

Em cada uma das etapas, diversos trabalhos de Marketing Digital são realizados, e todos interligados. Por exemplo:

  • Um texto e um infográfico (marketing de conteúdo) foi produzido para um blog, e otimizado para mecanismos de busca (SEO). O conteúdo também será compartilhado (redes sociais), para divulgar e atrair mais visitantes.

No exemplo, é possível ver como os trabalhos se complementam, e também que as fases também se interligam, mesmo sem respeitar a ordem. No caso, o exemplo lida com um conteúdo para atrair visitantes, mas que também pode ser relevante para um cliente, que se tornará um divulgador.

Se interessou pelo Inbound Marketing? Se sim, entre em contato para que possamos conversar sobre a viabilidade de implementar a metodologia em seus negócios.