Saiba mais sobre o serviço de SEO
Quer alcançar pessoas que estão em busca do seu produto ou serviço e aumentar o tráfego do seu site? O SEO (Search Engine Optimization) é a melhor alternativa!
O SEO é necessário para você vender mais
As pesquisas no Google fazem parte do comportamento das pessoas. No Brasil, a cada 100 buscas, 81 são feitas no Google. Elas estão a procura de informações e soluções para seus problemas. Sendo assim, o buscador faz sua parte (ou pelo menos tenta) em entregar resultados que atendam à essas necessidades. E espera-se que os sites que ocupem as primeiras posições correspondam às expectativas. Dessa forma, é uma grande oportunidade para qualquer site aparecer nos resultados do Google, pois as visitas podem trazer lucros.
Você tem bons motivos para investir em SEO:
- 80% dos internautas utilizam o Google para encontrar um produto ou serviço;
- 95% dos internautas não passam das duas primeiras páginas dos resultados;
- 55% das compras/conversões realizadas pela internet tem origem nos sites de busca;
- Tráfego orgânico é extremamente qualificado, e aumenta gradativamente.

O trabalho de SEO segue as seguintes etapas, que também podem ser contratadas separadamente:
O trabalho de SEO envolve algumas das atividades listadas abaixo:
- Análise do site do cliente e concorrentes
- Definição das palavras-chave que serão trabalhadas
- Análise dos rankings do Google para as palavras-chave de alto valor para campanha
- Otimização de títulos (tag <title>)
- Otimização de descrições (tag <description>)
- Otimização do conteúdo: hierarquia de texto (headings) e imagens (presença de alt tags)
- URLs amigáveis
- Inserção dos arquivos Sitemap.xml e Robots.txt
- Otimização de links internos
- Otimização de tempo de carregamento
- Entre outros…
- Análise dos backlinks do site e dos concorrentes
- Compartilhamento do conteúdo otimizado em redes sociais
- Linkbuilding (criação de estratégia para obtenção de links)
- Listagem em Google My Business (Local SEO)
- Acompanhamento e análise via Google Analytics
- Acompanhamento e análise via Google Serach Console (antigo Webmaster Tools)
- Envio de relatórios periódicos com a evolução do trabalho
Confira abaixo um exemplo do Dashboard de SEO:

Invista em SEO!

Dúvidas frequentes sobre SEO
SEO é caro?
Quando o SEO é realizado em sites já prontos, onde o investimento para o desenvolvimento foi alto e não foram levados em consideração os fatores de otimização, o serviço de SEO pode parecer caro, justamente porque o investimento anterior já foi alto. Porém, é necessário levar em consideração o quanto o tráfego orgânico que será originado pela otimização vai ser lucrativo para o site. Daí, o investimento em SEO se torna justo e altamente benéfico.
Quando custa o serviço de SEO?
O preço para executar um serviço de SEO depende de algumas variáveis: tecnologia utilizada no site ou plataforma, tamanho do site, nível de dificuldade das palavras-chave de negócio e concorrência, se existe equipe de Marketing e criação de conteúdo, entre outros. Dessa forma, cada projeto é precificado de forma diferente.
Quanto tempo demora para meu site aparecer no Google?
O SEO é um serviço de médio à longo prazo. Existem nichos onde a competitividade é muito alta, o que faz com que o trabalho demore mais para trazer resultados. Por outro lado, para nichos menos competitivos, é possível obter resultados expressivos com poucos meses de otimização.
Quais as garantias do trabalho de SEO?
O SEO, quando feito de maneira correta, traz como principal benefício o aumento de tráfego orgânico para palavras-chave que possuem valor de negócio, isso é, geram leads ou vendas qualificadas. O serviço não traz garantias sobre quando o site vai se posicionar bem, ou em qual posição o site vai se estabelecer. O que é possível garantir é o aumento de tráfego orgânico, isso é, o que vem do Google.
Você realiza o trabalho de SEO fora de Belo Horizonte?
Sim! É perfeitamente possível a realização do trabalho de SEO de maneira remota. Existem ferramentas de vídeo-conferência que resolvem a questão da necessidade de reuniões para alinhamento e apresentação de resultados.
Como sei que o SEO faz meu site aparecer no Google?
Através de ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console, conseguimos identificar informações referentes ao tráfego orgânico originado nos resultados de busca do Google. Além disso, conseguimos determinar se esse tráfego está gerando os resultados desejados e novas oportunidades de otimização.
SEO não é o serviço certo para você se:
- Precisa de retorno de investimento à curto prazo (para isso, invista em Google Ads);
- Acredita que é possível “manipular” os resultados de busca do Google;
- Não tem disponibilidade para criar ou investir em conteúdo para seu site;
- Possui um site feito gratuitamente, em plataformas não amigáveis ao Google, como Wix.
Não perca tempo! Aumente o tráfego do seu site com o SEO!
Quer saber mais sobre SEO? Continue lendo esta página!
O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos sites para que eles sejam entendidos pelos crawlers (robôs que indexam o conteúdo), indexados e exibidos nos resultados dos buscadores, como o Google, Yahoo e Bing.
Para que isso aconteça, os algoritmos dos buscadores utilizam diversos fatores, internos e externos aos sites, que determinam a relevância e posição dos resultados.
Os resultados da busca no Google são divididos em blocos, onde os primeiros quatro resultados, indicados como publicidade, são Links Patrocinados (Google Ads) e o restante são resultados orgânicos, que são posicionados de acordo a relevância diante dos inúmeros fatores citados.
“O meu site entrega o que meu público procura?”
Essa é a primeira pergunta a ser respondida antes de procurar um trabalho de SEO, pois é justamente o que fará o seu site merecer estar bem posicionado no Google.
O trabalho de SEO mudou bastante ao longo dos anos. Antes, com algumas “técnicas”, era possível obter resultados expressivos e isso facilitou o trabalho de spammers, o que levou o Google a aprimorar seus algoritmos para tentar eliminar o conteúdo ruim e não pertinente às buscas, ou que foi manipulado por práticas que desrespeitam suas diretrizes (Clique aqui para conferir as diretrizes).
Além disso, a evolução das redes sociais mudou as regras do jogo consideravelmente, já que a avaliação da relevância de um conteúdo passou a ser baseada em sua popularidade nessas redes.
Independente dessas mudanças, o SEO continua sendo uma das estratégias de marketing digital mais importantes, devido aos seus bons resultados quando o trabalho é bem feito. Estar entre os primeiros é uma porta de entrada para consumidores, e consequentemente, do lucro.
SEO não garante o primeiro lugar nos resultados!
Antes de criar uma expectativa que não condiz com a realidade, tenha sempre em mente que o trabalho de SEO não garante que seu site fique em primeiro lugar nos resultados de busca do Google, muito menos determinar em quanto tempo o site vai aparecer.
Com um bom trabalho de SEO, você consegue melhorar o seu posicionamento e aumentar o volume do seu tráfego. Quanto mais for relevante e útil para as pessoas, melhor o Google vai posicioná-lo.
No fim das contas, quem determina a posição de um site é o Google. Se alguém te prometer resultados milagrosos com o trabalho de SEO, desconfie e procure outras empresas.

Fatores de Posicionamento de SEO
De acordo com a MOZ, empresa de Marketing Digital americana, existem mais de 200 fatores de posicionamento que interferem no trabalho de SEO e influenciam nos resultados de busca do Google, que podem ser vistos clicando aqui.
Esses fatores podem ser divididos em internos, (On-Page), que estão relacionados com a arquitetura do site e hierarquia de conteúdo, e externos (Off-Page), que estão relacionados ao comportamento dos visitantes do site. Confira alguns dos fatores mais importantes:
Fatores On-page de SEO
- Domínio
- Velocidade de carregamento do site
- Responsividade (se o site abre bem em smartphones)
- Títulos das páginas
- Headers (h1, h2…)
- Estrutura do conteúdo e sua relevância
- Linkagem interna
- Robots.txt
- Atributo alt em imagens
- Sitemap.xml
- Sinais Sociais
Fatores Off-page de SEO
- Concorrência
- Autoridade de quem escreve o conteúdo
- Linkbuilding
- Qualidade dos links
- Compartilhamento em Redes Sociais
- Alterações nos algorítimos do Google
Análise de Resultados de SEO
O trabalho de SEO envolve uma série de análises e acompanhamento constante. Desde o momento da concepção de um projeto, onde vamos analisar todo o potencial de busca para um determinado mercado, até o acompanhamento dos resultados ao longo do tempo.
Todas essas análises ajudam a determinar o progresso do trabalho. Uma analogia para facilitar o entendimento para quem não entende SEO, é pensar em uma consulta médica.
Imagine que um paciente é um site. Cada paciente terá um diagnóstico diferente. De acordo com esse diagnóstico, vamos ter tratamentos diferentes. Cada tratamento pode reagir de maneira diferente em cada paciente.
Por essas e outras, o SEO é um trabalho de médio à longo prazo, e que não garante que o site alcançará a primeira posição no resultado de busca no Google.
Principais ferramentas de SEO
Para analisar os resultados e fazer o devido acompanhamento de um trabalho de SEO, é necessário utilizar algumas ferramentas.
- Google Analytics
- Google Search Console
- Google Trends
- SEM Rush
- aHrefs
- Entre outras…
SEO Local
Para empresas locais, fazer SEO é vital e traz uma grande vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Muitas pessoas buscam no Google por serviços e soluções em suas respectivas regiões. Por exemplo:
- seo em bh
- google ads em bh
Dessa forma, ao trabalhar o SEO de forma a ganhar relevância localmente, você poderá estar presente nas buscas de quem pode se tornar seu cliente.
O Google Meu Negócio é uma das ferramentas do Google que auxiliam nesse processo de otimização.

Black Hat SEO e Penalização do Google
Como foi citado anteriormente, existem “técnicas” de SEO que são consideradas pelo Google como manipulação. Também conhecidas como “black hat”, essas técnicas são passíveis de penalização. A penalização do Google pode ser algorítmica ou manual, e ambas acarretam em perda de posicionamento, ou até exclusão do site dos resultados de busca.
Dessa forma, é importante ter em mente que o trabalho de SEO é algo muito delicado, e que a implementação indevida de técnicas que o Google considera como manipulação pode ocasionar em queda de tráfego. Se o seu negócio sobrevive de tráfego online, a atenção tem que ser triplicada. Não acredite em agências de SEO que prometem o 1º lugar do Google e sempre solicite cases de sucesso e a metodologia de SEO que será aplicada no serviço.
Preparado para investir em SEO?

1 comentário